A nossa Equipa de Reportagem, coordenada pelo aluno Martim Anacleto (12.ºD) fez a reportagem do corta-mato escolar.
Ora, vejam:
E ainda:
A Biblioteca Escolar continua presente na tua vida. «Viaja» com ela! Vai à descoberta do que precisas!
A nossa Equipa de Reportagem, coordenada pelo aluno Martim Anacleto (12.ºD) fez a reportagem do corta-mato escolar.
Ora, vejam:
E ainda:
A Hora do Conto, em Dezembro, não podia deixar de ser alusiva ao Natal. Desta vez, foi escolhido o conto clássico «O Quebra Nozes - Uma História Musical» de Jessica Courtney-Tickle.
Durante a leitura, os alunos do 3.º e 4.º anos, no CEFA (Centro Escolar de fonte de Angeão), acompanharam Clara ao longo desta mágica aventura: o reconto do bailado clássico de Tchaikovski.
Ficaram a saber mais sobre a batalha entre o Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, a Fada do Açúcar, e puderam viajar até ao Reino dos Doces, onde um mundo encantado deu as boas-vindas.
A nossa Biblioteca agradece a maravilhosa decoração natalícia oferecida pelas disciplinas de Físico-Química e Educação Visual. O presépio dos professores de Físico-Química e a encantadora aldeia natalícia de Educação Visual, à entrada, construída pelo 9.º D, realmente iluminam o ambiente e trazem uma atmosfera mágica para todos nós.
É um trabalho extraordinário que dá um toque especial à Biblioteca.
Boas Festas!
A Biblioteca Escolar promoveu a Feira do Livro entre 20 e 24 de novembro.
Foi muito gratificante voltar a ver tantos alunos a admirar, tocar, folhear e comprar livros, ao longo da semana.
Encerramos com boas recordações e a esperança de que regressaremos na próxima edição para mais um momento de aprendizagem em torno do livro e da leitura.
No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica / Comemoração do nascimento de Rómulo de Carvalho – 24 de novembro, em articulação com o Clube Ciência Viva, a Biblioteca aderiu ao evento, lembrando a vida e obra do famoso poeta português.
O Dia da Cultura Científica, 24 de novembro, foi instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o trabalho do poeta e cientista português na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. Para além de professor de ciências, foi um notável divulgador científico e um historiador da ciência, da pedagogia e, em geral, da cultura portuguesa.
A outra face de Rómulo de Carvalho é António Gedeão, pseudónimo que adotou enquanto poeta. Dos seus poemas mais conhecidos, destacamos 2ª Pedra Filosofal” e "Lágrima de Preta”. Para além destes dois poemas, a Biblioteca destacou no seu espaço "Poema do Coração" e "Impressão digital».
Para comemorar o dia Mundial do Cinema - 5 de novembro, a Biblioteca Escolar promoveu, durante a semana de 6 a 10 de novembro, sessões de cinema para as turmas do 8.º, 9.º ano e ensino secundário, mediante inscrições feitas pelos docentes.
Pretendemos com esta atividade:
- Promover a literacia para o cinema com o envolvimento da comunidade escolar, através dos recursos da plataforma de filmes (PNC).
- Despertar nos alunos o hábito de ver cinema, valorizando-o, enquanto arte.
- Desenvolver capacidades de leitura crítica dos media, enriquecendo a sua aprendizagem.
- Mostrar histórias que abordem temas como o bullying, a adoção, a morte, a pedofilia, o alcoolismo, a toxicodependência ou a solidão («A minha vida de courgette»).
O MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares) teve a sua expressão mais especial no dia 26 de outubro, na biblioteca da EB Dr. João Rocha (Pai).
Foi tão bom poder acompanhar esta experiência!
"Em diálogo com Almada Negreiros - 100 anos depois" é o novo livro da nossa colega Maria Alice Sarabando, em coautoria com os alunos do 6.º ano (2022-23).
Começámos o dia na companhia da professora Maria Alice Sarabando: veio surpreender os alunos, agora no 7.º ano que, no ano passado, entraram numa aventura intitulada "Em diálogo com Almada Negreiros (cem anos depois)".
Estes meninos e meninas, durante o mês da leitura - março de 2022, colaboraram com a professora e exploraram um caligrama do autor. Descobriram as frases que o compunham - a propósito da Amazona, do cavalo, do espetáculo - e as palavras em grafia de 1920 que se foram adaptando aos nossos dias. Os alunos foram-se tornando, eles próprios "aprendizes" de Almada Negreiros, reescrevendo, naquelas e noutras palavras, as suas vocações, perspetivas futuras, sonhos, etc.
A aventura só terminou no final do ano letivo! Todas as sextas-feiras, a Professora apresentava-se na nossa biblioteca para continuar a rever os "escritos" que os alunos lhe iam enviando. Foram meses de longas aventuras linguísticas.
Praticámos com a professora Alice o valor do rigor no uso das palavras e das frases, em revisões e correções sempre mais aprofundadas. Foi muito emocionante este encontro com um livro, só possível graças à força, determinação, resiliência desta autora que sempre gostou de mostrar aos seus alunos, pela prática, como se faz de um bom texto, um bom produto final.
Foi uma honra poder participar desta aventura.
Uma gratidão imensa, querida Maria Alice, por toda a generosidade demonstrada em cada um dos encontros.
Professora Bibliotecária Maria do Céu Matos
«À descoberta da BE»
No âmbito do MIBE, cujo mote, este ano, é «Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar», as bibliotecas do AEV empenharam-se em celebrar, junto da comunidade escolar, mais um ano, este espaço, enquanto centro nevrálgico vital nas escolas.
E foi assim.