domingo, 12 de fevereiro de 2023

Exposição «Recomeçar»

 «Recomeçar» - exposição patente no Corredor das Artes, até 14 de fevereiro de 2023.

Esta iniciativa foi promovida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Aveiro (CLAIM), no âmbito do projeto Somos Todos Migrantes, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, e a Escola Sede.

A BE colaborou com o CLAIM, ao longo do ano de 2021-22, e com a turma C do 10.º ano que se propôs criar uma exposição sobre o tema da inserção dos migrantes, em conjunto com este centro de apoio ao migrante. O trabalho conjunto terminou já este ano letivo com o 11.º C.

Na sequência do desafio lançado à turma C do 10.º ano (2021-22), surge um conjunto de discursos sobre migrantes e refugiados, e este resultado: uma exposição e uma música, cuja autoria é de um grupo de alunos da turma.

Este projeto visou a capacitação e inclusão social de migrantes nas comunidades locais através de uma técnica fotográfica específica em que os participantes, de forma ativa, capturaram as suas realidades quotidianas. A ideia central deste método consiste em dar voz à experiência individual e coletiva de todos os envolvidos, numa lógica de reflexão crítica que explora as histórias por trás das imagens.

A referida exposição foi inaugurada a 3 de fevereiro de 2023 e está patente no Corredor das Artes até dia 14 de fevereiro. 

PARABÉNS pelo excelente trabalho!


No dia da inauguração da exposição «Recomeçar», junto à nossa Árvore da Integração.

«Bullying e Cyberbullying» - sessão para Pais e Encarregados de Educação

 «Bullying e Cyberbullying» - sessão de sensibilização e prevenção para Pais e Encarregados de Educação

No Dia Escolar da Não Violência e da Paz», os Representantes dos Encarregados de Educação dos alunos do 3.º ciclo participaram numa sessão online sobre Bullying e Cyberbullying, orientada pela FNAJ e em parceria com a Câmara Municipal de Vagos.

A atividade teve como objetivo sensibilizar e alertar os pais/ EE sobre o impacto que a violência física e/ou psicológica pode causar nas crianças e jovens.

Alguns Encarregados de Educação optaram pelo espaço da Biblioteca da Escola Secundária para participar.

O balanço da sessão foi muito positivo, tendo em conta alguns comentários dos participantes, porque esclareceram dúvidas e partilharam experiências.



«Os avós vão à escola»

 


«Os avós vão à escola»

Em parceria com o Vagos ConVida-clds4g, desafiámos os avós a interagir com os mais novos, promovendo momentos de encontro e de fortalecimento das relações intergeracionais.

Os avós constituem um “pilar importante” enquanto transmissores de valores sociais e também de valores afetivos e emocionais.

Este projeto começou no ano letivo passado e estendeu-se por este ano. As sessões revelaram-se todas diferentes: desde a leitura de um clássico da literatura infantil, até à visita de uma avó escritora que apresentou o livro da sua autoria - «Uma Pinga de Chuva Chamada Pingoleta» - passando por um avô que nos deliciou com relatos de episódios da sua infância, vividos em Angola, e outros avós que relataram momentos únicos de quando eram «pequeninos».

Convidámos os alunos e avós a fazerem uma viagem no tempo e a recordar a escola de uma outra época. Os avós contaram histórias do tempo em que eram meninos, narraram boas memórias e vivências das suas famílias.

São recordações fundamentais para que os «netos» percebam a importância das ligações familiares. Com certeza, estes valores serão reproduzidos quando forem adultos.

Os avós contribuem muito para a educação familiar das crianças, o seu envolvimento é um complemento fundamental na educação das mesmas, quer ao nível afetivo e emocional, quer na transmissão de vivências enriquecedoras para a formação delas.

Esta partilha de conhecimentos e de valores possibilita às crianças ter um espaço de educação não formal e pode ter um impacto significativo para um desenvolvimento saudável.

Foram momentos diferentes, mas deliciosos, quer para os avós quer para as crianças de alguns JI e escolas EB1 do concelho de Vagos.

Esperemos que estes momentos se repitam…


«Os avós vão à escola» com o avô Vítor (CEFA)

Concurso Nacional de Leitura


CNL - Fase de escola

Realizaram-se, em janeiro, as provas referentes à Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura 16.ª Edição 2022/2023, respondendo ao objetivo: «estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura». As provas decorreram com normalidade e de acordo com as orientações previamente estabelecidas pelo regulamento do CNL, pela equipa da Biblioteca Escolar e pelos professores responsáveis pelo concurso.

Nos dias 10 e 11 de janeiro, realizaram-se as provas de fase de escola para apurar os alunos que irão participar na fase municipal, a decorrer na Biblioteca Municipal de Vagos, a 2 de março. 

19 alunos do 1.º ciclo das EB1 do AEVagos prestaram prova na Biblioteca da Escola Sede; 15 alunos do 2.º ciclo e 2 alunos do 7.º ano, na BE da Escola Dr. João Rocha (Pai); 18 alunos do 3.º ciclo e 3 do ensino secundário, na Escola Sede.

Agradece-se a participação significativa dos alunos e a colaboração dos professores de Português e Diretores de Turma.

A todos os nossos parabéns! 

Alunos apurados:

1.º ciclo

Gabriela dos Santos Abrantes e Carolina Baptista Cristo (EB D.r João Rocha Pai).

Leonor Mariz Moreira e Melissa Inês Dinis Francisco (EB 1 de Calvão).

Maria Almeida do Marco (EB 1 da Vigia).

Leonor Mesquita Rato (CEBH).


2.º ciclo

Gonçalo Leite (5.º F)

Salvador Julião (5.º F)

Leonardo Rocha (6.º B)

Rodrigo Pereira (6.º B)

Eduarda Simões (6.º C)

Matilde Reigota (6.º E)


3.º ciclo

Isabella Marques (7.º F)

Abril Niño (7.º F)

Ana Filipa Santos (8.º C)

Joana Azevedo (9.º C)

Tiago Jorge (9.º F)

Jorge Martins (9.º F)


Ensino Secundário

Ana Azevedo (10.º D)

Mariana Verdadeiro (12.º D)

Simone Nogueira (12.º D)



Dia Mundial da Poesia - 21 de março

  No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poe...