terça-feira, 26 de março de 2024

Exposição «O Legado de um cravo» do Centro de Documentação 25 de Abril


Esta exposição, cedida pelo CENTRO de DOCUMENTAÇÃO 25 de Abril (Coimbra) ao nosso agrupamento, foca todo um período histórico, desde a instauração da ditadura até à Constituição de 1976, e pretende salientar vários aspetos, e cito o Museu de Aljube – Resistência e Liberdade:
«- Relembrar acontecimentos da história de Portugal durante a ditadura, nomeadamente todas as liberdades que estiveram suprimidas durante quase cinco décadas.
- Demonstrar como 48 anos de ditadura representaram o atraso, a miséria e a ausência de liberdades e direitos humanos fundamentais no país.
- Preservar e partilhar a memória de todas e todos os que, em situações de clandestinidade e de repressão, lutaram pela defesa da liberdade – os heróis da democracia.
- Sublinhar a importância da participação popular durante o processo revolucionário, especialmente ao nível da consolidação das mudanças e da superação das inúmeras resistências que foram encontradas pelo caminho para, finalmente, serem implementadas todas as conquistas sociais, políticas e económicas no país.
- Sensibilizar toda a sociedade para a necessidade de estar permanentemente alerta face às ameaças à democracia, concebendo esta mesma democracia como uma prática e não como uma realidade garantida.»

A Biblioteca Escolar e o Grupo de História agradecem, assim, o Centro de Documentação pela oportunidade em nos disponibilizar a exposição - «Legado de um cravo», de 5 a 15 de março
Foi uma experiência verdadeiramente única e enriquecedora para o nosso agrupamento, envolvendo alunos do 2.º ciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário. Esta exposição proporcionou aos nossos alunos uma reflexão mais aprofundada sobre o significado da Revolução de Abril, de uma forma muito apelativa, rigorosa e também lúdica. Os QRCode tiveram um enorme sucesso e vieram de encontro às expetativas do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Visitaram a exposição 529 alunos, 32 professores e 2 Vereadores da Câmara Municipal de Vagos.




Dia Mundial da Poesia - 21 de março

  No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poe...