quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Newton gostava de ler - Ciência a motor

 Na segunda-feira, 7 de fevereiro, os alunos das turmas A e G do 9.º ano participaram, no módulo «Ciência a motor», do Projeto Newton gostava de ler!, dedicado à corrente elétrica. 

Os alunos construíram um motor vibrador que permitiu a elaboração de máquinas /brinquedos, como a “Barata elétrica” e a “Máquina de rabiscos”.

Esta experiência despertou nos alunos a vontade de construir outras máquinas de brincar, apelando à sua imaginação e criatividade, tal como em «As redações da Guidinha», de Luís de Sttau Monteiro, há mais de 40 anos, quando Guidinha falava nas páginas do Diário de Lisboa.

Deliciem-se com um excerto (adaptado) do livro.

«[…]Outro brinquedo que eu tenho, mas esse é bom, foi feito por mim: é um comboio feito com um tubo de aspirina, do tempo em que o Vovô era vivo e tinha dores de dentes, que é como quem diz, do dente, porque ele só tinha um dente, os outros eram de plástico. E eu fiz uns buracos no tubo e enfiei-lhes uns paus e, nas pontas desses paus, pus uns botões, que encontrei no chão de uma loja de botões, onde fui com a minha Mãe. Este meu comboio anda para a frente e para trás e, tirando-lhe a tampa e soprando, faz UUU como os comboios que andam lá ao longe. Este meu comboio chama-se Grande Mecha porque anda na mecha, entre um armário que há ao fundo do corredor, […]. O meu Grande Mecha é bom porque não brinca sozinho como as bonecas. Quem brinca sou eu. E assim é que eu gosto e não o dou, nem o vendo por nada deste mundo, apesar de já ter uma pisadela que lhe deu a Vovó, uma vez que ia a sair da casa de banho e o Grande Mecha ia a passar. Eu gritei UUU e ela assustou-se, teve uma fúria e pisou o Grande Mecha. Mas essas coisas são de esperar, porque os velhos, não há meio de se habituarem aos comboios e aos aviões e aos frigoríficos e a Vovó ainda teve muita, muita sorte, porque têm morrido muitas velhas em passagens de nível, e ela escapou com um galo na cabeça porque deu um passo atrás e bumba na porta, que é bem feito para aprender a não pisar o Grande Mecha.» 

Naquela época, a Guidinha divertia-se com pouco. Mas os nossos alunos também se divertiram. Ora, vejam!



Dia Mundial da Poesia - 21 de março

  No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poe...