Oficina de Fantoches «Criar a Brincar» encheu de alegria as crianças do Pré-escolar da EB de Quintã e do Jardim de Infância e EB1 de Salgueiro
A criatividade e a imaginação das crianças ganharam vida na oficina de fantoches «Criar a Brincar», uma iniciativa da biblioteca escolar destinada a alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo. Este evento educativo e lúdico reuniu a simplicidade de materiais do quotidiano com a infinita imaginação das crianças, resultando numa experiência enriquecedora e memorável para todos os participantes.
Realizada no passado mês, a oficina «Criar a Brincar» tinha como principal objetivo incentivar a criatividade e a expressão artística das crianças através da criação de fantoches e da narração de histórias. Sob a orientação da animadora cultural, Ana Rita Fonseca e da professora bibliotecária, os pequenos artesãos tiveram a oportunidade de transformar meias, botões, pedaços de tecido e de feltro em personagens únicas e coloridas.
Foi motivador ver como as crianças conseguem transformar materiais tão simples em algo tão mágico. Elas não só criaram os fantoches, como também lhes deram vida através das histórias que forma inventando.
Estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, pelo que a Biblioteca vai continuar a promover esta iniciativa que começou há dois anos. Elas aprendem a trabalhar em equipa, a respeitar as ideias dos outros e a expressar-se de forma criativa e segura.
A oficina de fantoches «Criar a Brincar» foi um verdadeiro êxito, oferecendo uma experiência educativa rica e envolvente para as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo. Transformando simples meias em personagens mágicas e criando histórias repletas de imaginação, as crianças não só se divertiram como também aprenderam umas com as outras a construir narrativas espontâneas. Além disso, desenvolveram valores essenciais como o respeito e a solidariedade.
lições para o seu desenvolvimento. Esta iniciativa prova que, com um pouco de criatividade e orientação, atividades simples podem ter um impacto profundo e duradouro na educação infantil.