quarta-feira, 27 de março de 2024

Dia Mundial da Poesia - 21 de março

 

No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poemas foi a pensar na Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.

No dia 21 de março, pelas 8h30, todas as turmas leram e/ ou ouviram poemas de Abril. Em todas as salas da Escola Secundária, um poema, a pedir «gentilmente» que o lessem, aguardava pela sua leitura, ou pelo professor ou por um aluno.

A Biblioteca agradece todo o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos que, de muito bom grado, acederam ao seu pedido.

Em paralelo a esta atividade, decorreu uma outra, na biblioteca escolar - «Encontro às cegas com... os poetas», conforme se apresenta no vídeo.






Mês da Leitura 2024

 As Bibliotecas Escolares do Agrupamento comemoraram o Mês da Leitura, com diversas atividades que constam no programa, abertas a toda a Comunidade Educativa. 

Pretendemos celebrar a leitura, continuando a desenvolver hábitos de leitura autónoma e aumentando os índices de leitura no Agrupamento.

Este ano, dedicando o Mês da Leitura a João Grave, quisemos facilitar o acesso à leitura e ao conhecimento de um dos escritores mais conceituados do concelho de Vagos, enquadrando-o na História do concelho e promovendo encontros com um conterrâneo conhecedor da vida e obra do escritor – João Santiago. Estes encontros, nomeadamente na disciplina de Desenho A, deram origem a «retratos» de João Grave, cujo fundo foi pintado com base em descrições selecionadas do livro «Gente Pobre – Cenas da Vida Rural», expressando a visão do mundo de João Grave através de diferentes criações artísticas. 

Em turmas do 8.º ano, na disciplina de Português, os alunos realizaram trabalhos sobre o escritor.

https://pt.slideshare.net/slideshow/ms-da-leitura-agrupamento-de-escolas-de-vagos-2024pdf/266990826









Dia Mundial da Poesia - 21 de março

  No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poe...