domingo, 21 de julho de 2024

Nos intervalos, na BE do Centro Escolar de Fonte Angeão, os alunos divertem-se aprendendo!

Nos meses de maio e junho, no Centro Escolar de Fonte Angeão, durante os intervalos, os alunos afluíam à Biblioteca, para aproveitar o momento da melhor forma: mergulhar no mundo dos livros, participar de sessões de leitura em grupo, explorando o acervo de obras infantis, e resolver desafios que a assistente técnica, Gisela, lhes propunha.

A azáfama dos alunos era contagiante. A Biblioteca transformava-se num verdadeiro centro de aprendizagem e diversão. Jogos educativos como o jogo do Stop a Matemática e Português desafiavam as mentes jovens, promovendo o raciocínio rápido e o conhecimento das matérias. A construção de puzzles estimulava a criatividade e a lógica, enquanto a leitura recreativa proporcionava momentos de partilha, tranquilidade e imaginação.

Além disso, a Biblioteca lançava regularmente desafios, incentivando os alunos a explorar e descobrir novos livros e temas. Enriqueciam o seu o tempo livre, mas também fortaleciam as suas competências ao nível da sua formação pessoal e social.

Um agradecimento muito especial vai para a Gisela, cujo empenho e dedicação tornaram possível toda essa dinâmica. Sem ela, nada disso aconteceria durante esses momentos tão enriquecedores. 

A Biblioteca agradece a todos os alunos e professores que contribuíram para este ambiente vibrante e convida a comunidade escolar a continuar a participar ativamente, aproveitando todas as oportunidades que este espaço educativo oferece.



Passaportes de Leitura - Centro Escolar de Fonte de Angeão

Um percurso Literário dos Alunos do 4.º Ano

Durante o segundo semestre, a Biblioteca do Centro Educativo de Fonte Angeão (CEFA) foi palco de mais uma iniciativa de «Os passaportes de leitura» que teve como intervenientes os alunos do 4.º ano. A Biblioteca, pelo segundo ano consecutivo, apostou na atividade para incentivar as crianças a “mergulharem” no mundo dos livros, promovendo o desenvolvimento de competências de leitura e a partilha de experiências literárias entre colegas.

Os alunos mostraram-se muito empenhados na atividade, demonstrando um entusiasmo que lhes é próprio quando “sobem ao palco”. Cada estudante recebe um "passaporte" onde pode registar os livros lidos ao longo do semestre. A cada livro concluído, um carimbo é adicionado ao documento, simbolizando mais uma etapa cumprida na jornada literária. Esta abordagem tem-se revelado eficaz, motivando os alunos a lerem cada vez mais, tendo como objetivo, também, o de completar os seus passaportes.

A dedicação dos alunos é visível não só na quantidade de livros lidos, mas também na qualidade das leituras. Muitos escolheram obras variadas, explorando diferentes géneros e autores, o que enriquece a sua experiência e amplia os seus horizontes literários. A Biblioteca pretende com esta atividade que os alunos leiam mais e com maior interesse, mostrando-se curiosos e ávidos por novos conhecimentos.

Um dos momentos mais aguardados pelos alunos é a apresentação do seu livro favorito aos colegas, na Biblioteca. Cada estudante tem a oportunidade de partilhar a obra que mais o cativou, explicando os motivos da escolha e os aspetos que mais gostou na história. Estas apresentações têm sido bons momentos de interação e aprendizagem, onde as crianças não só exercitam as suas habilidades de comunicação, como também despertam o interesse dos colegas por novas leituras.

Alguns alunos contaram-nos que “gostaram muito de apresentar o seu livro favorito e de ouvir os amigos a falar dos livros deles". Assim, descobriram novas histórias que ainda não conheciam. Este intercâmbio de experiências literárias tem fomentado um ambiente de cooperação e camaradagem entre os alunos, além de fortalecer o hábito da leitura de forma lúdica e divertida.

Para celebrar o empenho e dedicação dos alunos, foram presenteados, de forma simbólica, os três alunos que mais se destacaram ao longo do projeto e todos os participantes receberam prémios de participação, incentivando-os a continuar o seu percurso literário.

A Biblioteca pretende continuar com os Passaportes de Leitura no próximo ano letivo, expandindo a iniciativa para outros anos de escolaridade. A ideia é que todos os alunos possam desfrutar dos benefícios que a leitura traz, fortalecendo a cultura literária e incentivando cada vez mais crianças a tornarem-se leitores ávidos.





Feliz Natal!