quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Feliz Natal!

 



NATAL na Biblioteca!

Na Biblioteca Escolar, o espírito natalício já se faz sentir. O espaço foi cuidadosamente decorado, com luzes cintilantes e um presépio muito especial, montado pelos professores de Físico-Química, uma caixa de correio das emoções que acolhe os sentimentos do momento dos nossos alunos migrantes. Por entre as prateleiras, um boneco de neve lê o jornal e vai observando os utilizadores no dia-a-dia, trazendo consigo a magia desta época tão especial.

Mas o Natal não é só uma questão de decoração; é também um momento de partilha e criatividade. Para isso, a Biblioteca também preparou um workshop de postais de Natal.

Na Biblioteca, o Natal é mais do que uma data: é um convite a sonhar, a refletir e a unir. Não deixe de visitar este espaço mágico, onde cada detalhe foi pensado para tornar esta época ainda mais especial. 















Dia dos Direitos Humanos e Dia Internacional do Migrante - de 10 a 20 de dezembro

Para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional do Migrante, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária preparou uma série de atividades que visam promover a reflexão, o diálogo e a inclusão. Estas iniciativas envolvem toda a comunidade escolar e destacam o poder das histórias de vida, da arte e do cinema para fomentar o entendimento e a integração.

Exposição Fotográfica - "Retratos e Relatos: Eu, Migrante"

Em colaboração com o CLAIM Aveiro – Casa Vera Cruz, a exposição estará patente no Corredor das Artes de 10 de dezembro a 6 de janeiro. Intitulada "Retratos e Relatos: Eu, Migrante", esta mostra apresenta rostos e narrativas de migrantes oriundos de diferentes partes do mundo, incluindo Argentina, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Ucrânia e Venezuela. A exposição convida a comunidade escolar a refletir sobre a vida e os desafios que os migrantes devem enfrentar.

Geografia da Consoada

Com a chegada da época natalícia, os alunos do 10.º C, nomeadamente os alunos vindos de outros países, apresentam a exposição "Geografia da Consoada". Esta atividade, desenvolvida no âmbito das aulas de VAL (Voz do Aluno), explora tradições culinárias de Natal em diferentes países, refletindo as culturas e identidades dos povos. A exposição estará disponível no Corredor das Artes, convidando a todos a descobrir as deliciosas relações culturais que atravessam fronteiras.

"Correio das Emoções: Sentir, Partilhar e Integrar"

A partir de 10 de dezembro, a Biblioteca da Escola Secundária abre espaço para o "Correio das Emoções", uma atividade que visa incentivar alunos, especialmente os migrantes, a partilhar as suas vivências e sentimentos em relação ao seu país de origem e a Portugal.

Sessões de cinema – Os Direitos Humanos no cinema

O poder do cinema será explorado em sessões que destacam histórias sobre direitos humanos. Os filmes selecionados para esta atividade são:
• "A Lista de Schindler", de Steven Spielberg, uma obra-prima sobre o Holocausto e a luta pela sobrevivência.
• "Adeus, Rapazes", de Louis Malle, um retrato de amizade e perda durante a Segunda Guerra Mundial.
• "Amigos Improváveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache, que aborda a amizade improvável entre pessoas de realidades opostas.

As sessões, disponíveis mediante inscrição prévia, prometem enriquecer as perspetivas dos alunos sobre os temas abordados.









Feira do Livro 2024

 Feira do Livro - de 25 a 29 de novembro











Comemoração do Dia Nacional do Mar no CEFA (Centro Escolar de Fonte de Angeão

No dia 20 de novembro de 2024, realizou-se uma atividade na biblioteca do Centro Escolar de Fonte de Angeão, no âmbito do Dia Nacional do Mar.

A professora Fátima e a Gisela dramatizaram a história “O Gigante Azul “, de Katie Cottle. A história fala da Maria e da mãe que estavam na praia quando um enorme gigante azul saiu das ondas com um pedido urgente. Ele pedia que o ajudassem a limpar o oceano.

É de salientar que foi preparado um magnífico cenário, alusivo ao mar, e foram usados vários objetos que tornaram a história mais realista.

No final da história houve lugar para um debate sobre formas de proteger o oceano. Algo que se pode fazer e que muitos alunos nunca tinham pensado é, por exemplo, usar sabonete em vez de gel de banho, por causa das embalagens de plástico.

Além de transmitir novos conhecimentos, a atividade motivou os alunos a incentivar as pessoas que os rodeiam a adotar pequenos gestos que permitam cuidar e proteger o planeta. Esta é uma missão conjunta que está nas mãos de cada um de nós.

CEFA - Turma EB20 - 4º ano
















Feliz Natal!