Para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional do Migrante, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária preparou uma série de atividades que visam promover a reflexão, o diálogo e a inclusão. Estas iniciativas envolvem toda a comunidade escolar e destacam o poder das histórias de vida, da arte e do cinema para fomentar o entendimento e a integração.
Exposição Fotográfica - "Retratos e Relatos: Eu, Migrante"
Em colaboração com o CLAIM Aveiro – Casa Vera Cruz, a exposição estará patente no Corredor das Artes de 10 de dezembro a 6 de janeiro. Intitulada "Retratos e Relatos: Eu, Migrante", esta mostra apresenta rostos e narrativas de migrantes oriundos de diferentes partes do mundo, incluindo Argentina, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Ucrânia e Venezuela. A exposição convida a comunidade escolar a refletir sobre a vida e os desafios que os migrantes devem enfrentar.
Geografia da Consoada
Com a chegada da época natalícia, os alunos do 10.º C, nomeadamente os alunos vindos de outros países, apresentam a exposição "Geografia da Consoada". Esta atividade, desenvolvida no âmbito das aulas de VAL (Voz do Aluno), explora tradições culinárias de Natal em diferentes países, refletindo as culturas e identidades dos povos. A exposição estará disponível no Corredor das Artes, convidando a todos a descobrir as deliciosas relações culturais que atravessam fronteiras.
"Correio das Emoções: Sentir, Partilhar e Integrar"
A partir de 10 de dezembro, a Biblioteca da Escola Secundária abre espaço para o "Correio das Emoções", uma atividade que visa incentivar alunos, especialmente os migrantes, a partilhar as suas vivências e sentimentos em relação ao seu país de origem e a Portugal.
Sessões de cinema – Os Direitos Humanos no cinema
Sem comentários:
Enviar um comentário