segunda-feira, 14 de julho de 2025

LER fora da escola

 "Ler Fora da Escola", este ano, chega ao fim com sucesso.

O projeto "Ler Fora da Escola", desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Fundação Belmiro de Azevedo, chegou ao final deste ano letivo com um balanço muito positivo. A iniciativa envolveu de forma entusiasta as crianças do pré-escolar do Centro Escolar de  Boa-Hora e as suas famílias, promovendo o gosto pela leitura em contextos informais e familiares.

Ao longo do projeto, viveram-se momentos de grande partilha e descoberta, reforçando a importância da leitura como um elo entre a escola, a casa e o mundo. A todos os que participaram e contribuíram para o sucesso desta iniciativa, o nosso sincero agradecimento!




Passaportes de Leitura - CEFA

 Viagem pelo Mundo dos Livros: Passaportes de Leitura na Biblioteca

24 de junho com as turmas do 4.º ano (CEFA)

No passado dia 24 de junho, a Biblioteca Escolar do CEFA (Centro Escolar de Fonte de Angeão) transformou-se num verdadeiro ponto de encontro literário, com destino marcado para a imaginação, a criatividade e o prazer de ler. As turmas do 4.º ano terminaram a atividade "Passaportes de Leitura", com a partilha das suas leituras, uma iniciativa que assinalou o final do ano letivo com alegria e boa disposição.

Esta foi já a 3.ª edição da atividade no nosso centro escolar, e voltou a confirmar-se como um momento muito especial, esperado com entusiasmo por todos.

Cada participante recebeu um passaporte de leitura, no início do ano, onde pôde registar as leituras feitas ao longo do ano. Em cada “destino” – representado por diferentes livros e autores – os alunos colecionaram carimbos, reflexões e sorrisos. 

Um dos momentos mais significativos foi a reflexão sobre o poder e o significado da leitura. Convidados a pensar sobre o que representa o ato de ler nas suas vidas, os alunos responderam ao desafio: “Ler é…”, escrevendo frases que revelaram a sensibilidade e a criatividade de cada um. Eis alguns exemplos:

“Ler é sonhar que estamos na história.”

“Ler abre-te os olhos.”

“Ler é imaginar e criar.”

“Ler é o amor às palavras.”

“Ler é diversão.”

Parabéns às turmas do 4.º ano e um agradecimento especial aos professores e à assistente técnica, Gisela Moreira, que tornaram esta atividade possível. Que este passaporte seja apenas o início de muitas outras viagens… através dos livros!





Newton gostava de ler! nas Bibliotecas do AEVagos - CEBH

 Fazer manteiga? Não é magia, é ciência!

No âmbito do projeto Newton gostava de ler!, todas as turmas do Jardim de Infância, do 1.º Ciclo e da Sala dos Afetos do Centro Escolar da Boa Hora, participaram na divertida e educativa Hora do Conto, promovida pela Biblioteca Escolar.

As sessões iniciaram-se com o conto e dramatização da história “Na tacinha das natas”, que captou a atenção dos alunos e envolveu-os num ambiente de curiosidade e imaginação. Posteriormente, foi-lhes proposto que colaborassem na realização da experiência da manteiga, inspirada na história.

 Para a concretização da atividade foram necessários os seguintes ingredientes/materiais: natas frescas, frascos com tampa, pequenas pedras lavadas, sal e tostas.

Em cada frasco, foram colocadas natas até metade e uma pedrinha. Após estes serem bem fechados, os alunos começaram a agitá-los vigorosamente, sem parar, tal como as rãs da história que agitaram as patas para se salvarem. Ao fim de algum tempo e de muito esforço, o ar que existia dentro do frasco misturou-se com as natas e ficou preso lá dentro. As natas aumentaram de volume e formaram chantili. A agitação continuou até se romperem as membranas dos glóbulos de gordura, e se formar a manteiga. Esta, por sua vez, foi separada do soro, temperada com uma pitada de sal e barrada em tostas. Por fim, foi só saborear!

Os alunos mostraram-se muito interessados e motivados ao longo de toda a atividade, com muitos a expressarem o desejo de repetir a experiência.

Afinal, fazer manteiga está ao alcance de todos, e não é magia, é CIÊNCIA!...






Visita dos JI às Bibliotecas do AEVagos

 Histórias e ciência com sabor a gelado na biblioteca escolar do CEFA e da Escola Secundária

Durante o mês de maio, as Bibliotecas do centro escolar de Fonte de Angeão e da escola secundária de Vagos tiveram o prazer de receber grupos dos Jardins de Infância do agrupamento, em manhãs cheias de magia, descoberta e... um toque delicioso!

As visitas iniciaram-se com momentos de leitura partilhada, onde histórias encantadoras despertaram a imaginação dos mais pequenos e alimentaram o gosto pelos livros. Num ambiente acolhedor e cheio de fantasia, a atenção, a curiosidade e o entusiasmo dos pequenos participantes estiveram sempre em destaque.

Mas a magia não ficou por aqui! Após as histórias, foi a vez da ciência entrar em cena com o Projeto Newton – gelado científico. Nesta atividade prática e divertida, as crianças participaram na preparação de um gelado, explorando conceitos simples como as mudanças de estado e as reações térmicas. O resultado? Um gelado feito no momento que conquistou os paladares e transformou os pequenos curiosos em verdadeiros cientistas.

Esta atividade revelou-se não só pedagógica, mas também muito saborosa, unindo a leitura, a ciência e o prazer de aprender em conjunto. As Bibliotecas agradecem a visita de todos os grupos e esperam continuar a ser um espaço de descoberta e alegria para os nossos pequenos exploradores!






9.º ano em formação: Como citar e referenciar sem complicações!

No mês de maio, a biblioteca escolar da ESV recebeu alunos do 9.º ano para uma formação prática e muito útil: como citar e referenciar fontes de informação nos seus trabalhos escolares.

O objetivo? Ensinar a usar a informação de forma ética e responsável, sem cair no erro do plágio, e reforçar as parcerias entre a biblioteca e os professores, promovendo aprendizagens mais sólidas.

Durante a sessão, falámos sobre:

a diferença entre citação direta e indireta;

como referenciar livros, sites ou vídeos;

o que é o estilo APA e como aplicá-lo;

e claro... por que é tão importante dar crédito às fontes que usamos.

Com exemplos práticos e dicas simples, os alunos perceberam que referenciar não é muito complicado – é uma forma de respeitar o trabalho dos outros e valorizar o próprio!

Esta formação faz parte do trabalho contínuo da biblioteca em desenvolver as literacias da informação e dos media, preparando os nossos alunos para pensar de forma crítica, pesquisar com método e comunicar com rigor.


Leitura com sotaques

 Biblioteca sem Fronteiras

De 2 a 9 de abril, a Biblioteca Escolar da Boa Hora foi palco de uma atividade especial inserida na Semana da Leitura “Leitura em Vários Sotaques”. Esta iniciativa teve como objetivos celebrar a diversidade linguística e promover o gosto pela leitura.

Cada turma escolheu e preparou um texto, que podia ser um poema, uma lengalenga, um trava-línguas ou outro género literário, e apresentou-o a outra turma.

Viájamos por Portugal e pelo mundo, sem sair da biblioteca e descobrimos como as palavras podem soar de maneiras diferentes.

A atividade foi enriquecedora, tendo sido valorizadas as diferentes formas de expressão e sotaques.



CIL - Concurso Intermunicipal de Leitura - fase municipal

 Alunos encantam com dedicação e expressividade no Concurso de Leitura

A fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) decorreu, no dia 27 de fevereiro, com grande entusiasmo e empenho por parte dos participantes, evidenciando talento e dedicação por parte dos alunos envolvidos. A iniciativa, que visa promover o gosto pela leitura e desenvolver competências de interpretação e expressão oral, contou com uma participação ativa e entusiástica dos concorrentes.

Representando diversas escolas do concelho, os alunos demonstraram um elevado nível de preparação e compromisso, revelando um bom conhecimento das obras literárias escolhidas. A sua postura exemplar e confiança na leitura cativaram a atenção do público e do júri, que destacou a qualidade das prestações e o gosto dos alunos pelos livros.

Os professores e, provavelmente, os encarregados de educação também tiveram um papel fundamental neste processo, incentivando e apoiando os jovens leitores na sua preparação para o concurso. O sucesso desta fase municipal é um reflexo do trabalho colaborativo entre alunos, docentes e famílias, que valorizam a importância da leitura na formação escolar e pessoal dos alunos.

Os vencedores desta fase irão agora representar o município na etapa intermunicipal, onde terão a oportunidade de por à prova novamente as suas competências e paixão pelos livros. Independentemente dos resultados, todos os participantes estão de parabéns pelo esforço e dedicação demonstrados. De salientar que, este ano, a última fase do concurso terá lugar em Vagos, no dia 17 de maio.

O Concurso Intermunicipal de Leitura continua a ser uma iniciativa essencial para o incentivo ao gosto pela leitura e para o desenvolvimento das capacidades linguísticas e criativas dos alunos, reforçando a importância da literatura na educação e na vida dos jovens leitores.




Comemorar ABRIL

 Comemorámos o 25 de Abril assim:



E, no Centro Escolar de Boa-Hora...

O 25 de Abril na Biblioteca

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, foi dinamizada, na Biblioteca Escolar da Boa Hora, uma sessão de leitura da obra O Soldado João de Luísa Ducla Soares, para as duas turmas do 4.º ano. Seguiu-se um momento de diálogo sobre o tema. E para terminar...alguma animação com o jogo Quem quer ser leitor?!





LER fora da escola

  "Ler Fora da Escola", este ano, chega ao fim com sucesso. O projeto "Ler Fora da Escola" , desenvolvido em parceria c...