domingo, 12 de fevereiro de 2023

«Os avós vão à escola»

 


«Os avós vão à escola»

Em parceria com o Vagos ConVida-clds4g, desafiámos os avós a interagir com os mais novos, promovendo momentos de encontro e de fortalecimento das relações intergeracionais.

Os avós constituem um “pilar importante” enquanto transmissores de valores sociais e também de valores afetivos e emocionais.

Este projeto começou no ano letivo passado e estendeu-se por este ano. As sessões revelaram-se todas diferentes: desde a leitura de um clássico da literatura infantil, até à visita de uma avó escritora que apresentou o livro da sua autoria - «Uma Pinga de Chuva Chamada Pingoleta» - passando por um avô que nos deliciou com relatos de episódios da sua infância, vividos em Angola, e outros avós que relataram momentos únicos de quando eram «pequeninos».

Convidámos os alunos e avós a fazerem uma viagem no tempo e a recordar a escola de uma outra época. Os avós contaram histórias do tempo em que eram meninos, narraram boas memórias e vivências das suas famílias.

São recordações fundamentais para que os «netos» percebam a importância das ligações familiares. Com certeza, estes valores serão reproduzidos quando forem adultos.

Os avós contribuem muito para a educação familiar das crianças, o seu envolvimento é um complemento fundamental na educação das mesmas, quer ao nível afetivo e emocional, quer na transmissão de vivências enriquecedoras para a formação delas.

Esta partilha de conhecimentos e de valores possibilita às crianças ter um espaço de educação não formal e pode ter um impacto significativo para um desenvolvimento saudável.

Foram momentos diferentes, mas deliciosos, quer para os avós quer para as crianças de alguns JI e escolas EB1 do concelho de Vagos.

Esperemos que estes momentos se repitam…


«Os avós vão à escola» com o avô Vítor (CEFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Poesia - 21 de março

  No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poe...