segunda-feira, 10 de abril de 2023

Mês da Leitura - março

 Em março, comemorámos o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, integrados no Mês da Leitura com atividades várias, desde visitas guiadas à BE da Escola-Sede, com sessões de promoção da leitura dirigidas aos alunos mais novos, até um percurso pelos jardins da escola, dando a conhecer as árvores dos nossos jardins, passando por workshops e promovendo encontros com escritores e um contador de histórias.

A biblioteca promoveu atividades, num espaço de encontro que celebraram a Leitura como sendo um meio de comunicação, fomentando princípios de responsabilidade e liberdade, assim como diálogos entre a literatura, a arte e a ciência. 

As crianças dos JI e das EB 1 do agrupamento foram convidadas a visitar a biblioteca da Escola-Sede e a participar na «hora do conto», onde tiveram a oportunidade de interagir com várias histórias, nomeadamente: 

«O Grande Cedro» de Marta Condesso e Rita Reis (no âmbitodo projeto «Newton gostava de ler»); 

«A abelha» de Kirsten Hall e Isabelle Arsenault;

«A semente má» de Jory John e Pete Oswald;

«Mas o Que É Isto?» de Raphaël Martin;

«Na floresta» - História com sons - de Irena Trevisan e Luna Scortegagna.

A visita terminou com um percurso à descoberta das nossas árvores, nos jardins da escola.

É de salientar que três alunas do 10.º C manifestaram o interesse em colaborar com a BE, na identificação das nossas árvores (trabalho de Cidadania) – Leonor Matias, Estefany Simões e Letícia Cascão.

O Clube de Ciência Viva na Escola também quis associar-se à comemoração deste mês especial! Sob orientação das docentes Maria José Henriques e Delmina Pires, com a colaboração do 10.º ano, turmas C e E, tivemos a oportunidade de participar no Workshop - «Cianotipia».

E muitas outras atividades…! Como exposições… Vejam o nosso cartaz!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Poesia - 21 de março

  No âmbito do Mês da Leitura, assinalámos o Dia Mundial da Poesia com «Poemas à solta!» e, como não podia deixar de ser, a seleção dos poe...