No dia 10 de maio, a Biblioteca da Escola Secundária de Vagos (AEV) abriu as suas portas para receber uma visita especial. As crianças da Sala de Afetos do Centro Escolar de Boa-Hora, acompanhada pela professora Cristina Roso e duas assistentes operacionais, tiveram a oportunidade de explorar um espaço novo, numa experiência diferente e enriquecedora.
Entre sorrisos e olhares curiosos, as crianças entraram num ambiente meticulosamente preparado para as acolher, tendo em conta a diversidade e proporcionando-lhes uma sensação de acolhimento carinhoso, apesar das apreensões por estarem num ambiente completamente diferente do habitual.
Para estas crianças, a visita à biblioteca foi mais do que uma simples excursão educativa; foi um convite para embarcar numa viagem por mundos desconhecidos, quer do espaço envolvente, quer dos livros.
Acreditamos que as crianças não apenas viram livros, mas também sentiram o poder das palavras, das imagens, das cores e dos sons das histórias. Foram guiadas pelos adultos que as acompanhavam, a professora do ensino especial, as professoras bibliotecárias e as assistentes operacionais, que não pouparam esforços para tornar a experiência acessível a todos, garantindo que cada criança pudesse desfrutar plenamente da magia dos livros. Estes e, sobretudo, as histórias que eles guardam têm o poder de transcender barreiras e chegar mais perto de qualquer criança.
Os jardins da escola também foram alvo de visita: explorámos a natureza ao redor, as árvores e as flores, adicionando mais uma pitada de descoberta.
No final da visita, os pequenos visitantes receberam balões coloridos que escolheram e levaram consigo como um tesouro.
Esta visita mágica enriqueceu não apenas as vidas destas crianças, mas também ressaltou a importância da inclusão e do acesso à educação e à cultura. Que cada página virada nesta biblioteca escolar seja um passo em direção a um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário