sábado, 8 de junho de 2024

Mês da Leitura - Março

 No Mês da Leitura, em março, as páginas do calendário abriram-se para celebrar um tributo merecido a um dos grandes nomes do nosso concelho, poeta e romancista, tendo sido também Diretor da Biblioteca Pública Municipal do Porto: João Grave. 

Foi uma oportunidade, para todos nós, de "Voltar às origens através do olhar de João Grave", mergulhando na obra do escritor e explorando os recantos da sua inspiração e os temas que o moveram. A Biblioteca organizou uma exposição de obras do autor, proporcionando um encontro íntimo com as palavras e as histórias contadas por ele. Por outro lado, excertos selecionados da sua obra, nomeadamente de «Gente Pobre», foram habilmente gravados em ficheiros áudio, por alunos do 9.º ano, para dar vida às obras de arte dos alunos do curso de Artes – “Retratos de João Grave” - que serão expostas no Dia do Agrupamento, a 24 de abril. As conversas com João Grave, na voz de João Santiago, foram verdadeiras viagens no tempo, permitindo aos alunos do 11.º D mergulharem nas profundezas da sua escrita. Alunos do 8.º ano, turmas D e F, também quiseram participar nesta homenagem a João Grave e realizaram trabalhos de pesquisa, que tornaram memoráveis através dos vídeos apresentados abaixo. A oficina de Cianotipia "Revelando João Grave", foi também uma oportunidade para os participantes expressarem a sua criatividade.

O Mês da Leitura proporcionou outras atividades envolvendo alunos e professores. Assim, fizemos uma viagem com livros à volta do mundo, para os mais aventureiros, através do Google Earth, acompanhada pela criação de um roteiro de leituras, o que nos ofereceu uma experiência literária sem fronteiras. A visita à Biblioteca Sede, pelas crianças dos Centros Escolares, com a atividade "Histórias com ciência e outras histórias", seguida de um peddy paper pelos jardins da escola para a observação e identificação das árvores, foi um convite irresistível à exploração do conhecimento e da natureza. A exposição "O Legado de um cravo", gentilmente cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril, levou os participantes numa viagem pela história de Portugal, mais precisamente a Revolução dos Cravos. A Rede de Bibliotecas de Vagos (RBV) proporcionou-nos conversas com o escritor José Gardeazabal, em vários níveis de ensino. A comemoração do Dia Mundial da Poesia foi marcada pela distribuição e leitura de "Poemas à solta" nas salas de aula, em marcadores, celebrando a Poesia de Abril. E para selar este mês de celebração, a plantação de novos arbustos e árvores nos jardins da escola foi um gesto simbólico de renovação e crescimento. 

Das páginas de "Gente Pobre", em homenagem a João Grave, aos jardins da escola, cada momento foi uma celebração do poder das palavras e do legado da nossa cultura. 




Trabalhos de alunos do 8.º D e F - João Grave






Sem comentários:

Enviar um comentário

Feliz Natal!